Tradições da Páscoa em Portugal
A Páscoa é uma época muito especial, não só para os cristãos que celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, mas também para todos os que gostam de juntar a família e os amigos e celebrar uma vez mais a renovação da vida.
Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, e de norte a sul do país cada localidade vivencia a sua tradição com curiosidades e hábitos únicos que se repetem de geração em geração.
Domingo de Ramos
No domingo que antecede a Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos que simboliza a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. No evangelho conta que quando Jesus vinha do Monte das Oliveiras em direção a Jerusalém, o povo retirou as suas capas e as jogou à sua frente, juntamente com ramos de palmeiras para receber Jesus, que pode entrar triunfante pela porta dourada da cidade.
Um pouco por todo o país nesse dia os cristãos vão há missa com um ramo de palmeira, oliveira, loureiro ou salgueiro que por sua vez será benzido pelo padre durante a celebração.
Neste dia é costume os afilhados oferecerem aos padrinhos de batismo um ramo ou presente para que no dia de Páscoa os padrinhos lhe dêm o “folar” que pode ser amêndoas ou dinheiro.
Sexta-Feira Santa | Via-Sacra
Por todo o país na Sexta-feira Santa é o dia que se relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário.
Em muitas localidades fazem-se encenações da via sacra em modo de representação do sacrifício que Jesus fez ao carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até ao monte Calvário onde veio a morrer na cruz.
Dado a sua importância cristã, este dia em Portugal é considerado um feriado nacional.
Domingo de Páscoa | Compasso Pascal
Um dos momentos mais importantes da fé cristã é celebrado no do Domingo de Páscoa com a anunciação através do Compasso Pascal de que Jesus ressuscitou. O Compasso Pascal é uma tradição cristã portuguesa que se realiza há mais de 500 anos. Consiste na visita casa a casa de um grupo de pessoas de uma paróquia ou Pároco com o crucifixo de cristo que representa a presença de Jesus vivo, para ser beijado como demonstração de adoração e celebrar a Ressurreição.
Em muitas localidades decoram-se as ruas com flores e enfeita-se a entrada das casas e das portas com ramos de alecrim para receber a cruz.
Dentro de casa é também colocado uma mesa cheia de comida e doçaria tradicional da Páscoa bem como a oblata para donativo á paróquia.